quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Blogues escolares premiados com viagens para EUA

O concurso 'Ler em Português' vai premiar professores e alunos de português com viagens a Portugal e EUA os melhores blogues de escolas dos dois países, com conteúdos ligados ao Plano Nacional de Leitura. 

João Caixinha, da Coordenação do Ensino do Português nos EUA (Instituto Camões), adiantou que continuam a ser recebidas inscrições ao longo das últimas semanas e que dezenas de escolas dos dois países já estão a trabalhar na primeira edição deste concurso.

"Pretende-se criar hábitos de leitura e permitir que escolas norte-americanas estejam em contacto com escolas portuguesas", disse o responsável da coordenação, que trabalha junto ao Consulado de Portugal em Boston.

João Caixinha destaca ainda a possibilidade de aproximar as escolas dos dois países, pelo facto de as equipas serem mistas.

Cada equipa será composta por oito elementos - um professor e três alunos portugueses e outros tantos norte-americanos, que terão de ter competências básicas no português e no inglês.

O concurso foi aberto pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Rede de Bibliotecas Escolares e Plano Nacional de Leitura e tem como parceiros as secretarias regionais de Educação de Madeira e Açores, além do Instituto Camões.

A primeira edição tem como tema ‘Liberdade e segurança numa sociedade plural’ e destina-se apenas a escolas secundárias, prevendo-se que o concurso seja alargado também ao básico no próximo ano. 

Cada "blogue" terá de publicar duas entradas (posts) por semana, até 15 de Maio.

As equipas terão ainda de apresentar um trabalho final, em que deverão ser usados preferencialmente os recursos físicos e digitais disponibilizados pelas bibliotecas escolares.

As equipas vencedoras são premiadas com "um programa de intercâmbio entre Portugal e os EUA para conhecer a cultura e os costumes dos dois países, bem como as dinâmicas e os projetos de leitura e literacia desenvolvidos pelas respectivas escolas e bibliotecas escolares", refere o regulamento.