quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Alves Redol - Horizonte Revelado

No ano do centenário de nascimento de Alves Redol, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em parceria com diversas entidades do conselho, tem vindo a promover um vasto programa de eventos no sentido de evocar o escritor e a sua obra. É nesse âmbito que o Museu do Neo-Realismo apresenta, de 22 de Outubro a 11 de Março, três exposições: "Alves Redol - Horizonte Revelado", "Alves Redol em Banda Desenhada" e "Alves Redol e a Fotografia". A entrada é livre, mas as escolas devem proceder a marcação prévia, podendo igualmente beneficiar de outras actividades oferecidas pelo serviço educativo do museu.

Estas exposições procuram não apenas celebrar uma data relevante, mas também transpor o resultado de todo um trabalho de investigação e análise acerca de Alves Redol, pioneiro do movimento neo-realista em Portugal, através da obra Gaibéus (1939).

O autor deixou um significativo património literário, resultado do compromisso assumido com o seu tempo e também com a sua cidade, Vila Franca de Xira.

Horizonte Revelado é uma exposição biobibliográfica que se considera a mais abrangente e completa até hoje realizada em Portugal, tendo sido estruturada para dar a conhecer ao público uma visão alargada e mesmo inovadora do percurso literário de Alves Redol, no sentido de permitir uma leitura mais complexa e aprofundada sobre o trajecto de um escritor essencial para entender os valores e as ideias que marcaram o Portugal de meados do século XX.

Para mais informações, aceder ao blogue da Rede de Bibliotecas Escolares ou ao sítio do Museu de Neo-Realismo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
In: Portal das escolas