quinta-feira, 26 de abril de 2012

Importância da literacia e competências digitais nos alunos do ensino secundário

O Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro (ccTICua) dinamiza, no dia 21 de maio, uma sessão destinada a alunos do ensino secundário que aborda a importância da literacia e competências digitais para as novas profissões e o mundo do trabalho.

A sessão conta com a participação especial de Valéria Freire, professora e gerente do Instituto Luciano Barreto, uma organização cívica e social de Aracaju, no Brasil e com a presença de António Pedro Costa da «Lusomédia», Emanuel Barros da «Teclaoption», Manuel Cancela da «Medvertigo» e Jaime Ribeiro do portal «sembarreiras.org».

Sendo representantes de empresas de renome ligadas à tecnologia, os presentes responderão a questões sobre empreendedorismo e iniciativa profissional, colocadas por um moderador, fazendo posteriormente uma apresentação sobre a importância das tecnologias no desempenho das respetivas profissões.

Os professores poderão inscrever os seus alunos online.

Selo Europeu das Línguas - Abertura de Concurso 2012

O concurso Selo Europeu das Línguas visa premiar projetos que se destacam e promovem o ensino das línguas estrangeiras.

Apresente o seu projecto a concurso e seja ainda mais europeu!
Os projectos deverão demonstrar que são inovadores, eficazes e transferíveis.
Para mais informações consulte: www.proalv.pt ou escreva para: tcastro@proalv.pt

Encontro 2012: Português Língua Não Materna, partilha de práticas de ensino e de experiências de aprendizagem

Encontro 2012: Português Língua Não Materna, partilha de práticas de ensino e de experiências de aprendizagem

Divulga-se o Encontro 2012: Português Língua Não Materna, partilha de práticas de ensino e de experiências de aprendizagem, dinamizado pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), que terá lugar nos dias 4 e 5 de maio de 2012, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.Todos os interessados poderão participar nesta iniciativa, com entrada livre, mediante inscrição obrigatória até 23 de abril (encontroPLNM@gmail.com).

Para mais informações, consulte o sítio do ILTEC.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Concurso Escola Sustentável - Energia

O Concurso Escola Sustentável – Energia é dirigida às escolas dos ensinos básico e secundário de Portugal Continental e Regiões Autónomas.

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), acaba de lançar o concurso Escola Sustentável – Energia, que irá decorrer durante o ano lectivo 2011/2012.

O concurso Escola Sustentável – Energia tem como objectivo desenvolver e implementar projectos/actividades originais e criativos que incentivem os cidadãos a reduzir o consumo de electricidade nas suas habitações.

Mais informações
 
Fonte: DREC

‘Guerra aos Polegares’



A Fundação Vodafone Portugal lança hoje, em parceria com o Do Something, uma campanha de sensibilização para os riscos associados à utilização do telemóvel e, em particular, à escrita de SMS durante a condução, com o objectivo de mobilizar jovens para a prevenção rodoviária de uma forma lúdica e pedagógica.

Com o nome de ‘Guerra aos Polegares’, esta é a primeira ação deste género realizada no nosso País, que conta também com o apoio da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, do Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) e do Ministério da Educação e Ciência/Direção-Geral da Educação.

De 10 a 19 de Abril, serão realizadas várias acções lúdico-educativas dirigidas aos jovens entre os 12 e os 18 anos – os futuros condutores – em diversas escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, em Lisboa, no Porto e em Coimbra, com distribuição de material informativo e merchandising alusivo à campanha. Simultaneamente, os jovens são convidados a desenvolver as suas próprias ações de sensibilização para uma condução segura e a submetê-las a concurso no website da campanha. Nesse site os jovens podem solicitar os materiais da campanha e fazer o download de diversos conteúdos que apoiam a sua participação. As ações mais originais serão premiadas.

A Fundação Vodafone Portugal acaba também de lançar a aplicação ‘Future Driver’ para smartphones Android (disponível muito em breve para iPhone) que, entre outras funcionalidades, disponibiliza um simulador de exames teóricos de condução sobre o Código da Estrada, eco–condução, telemóvel e condução e outros temas. Este simulador é o primeiro em Portugal com a validação integral do IMTT – entidade responsável pela elaboração destes exames a nível nacional.
Fonte: DGE
  

41.º Encontro e Conferência da ALTE, 18 a 20 de Abril, em lisboa

Este encontro terá lugar no próximo dia 20 de abril na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.


Serve o presente para divulgar da 41.ª Conferência da Association of Language Testers in Europe (ALTE), sob o tema O Impacto da Avaliação de Línguas na Aprendizagem e no Ensino (The Impact of Language Testing on Learning and Teaching) que terá lugar no próximo dia 20 de Abril, conforme o folheto em anexo.

As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas no link: http://www.alte.org/events/index.php?page=showeventlist&countryId=181

Para mais informações: http://41altelisboa.campus.ul.pt/


Documentos adicionais:
Cartaz - 41º Encontro e Conferência da ALTE: Cartaz_EncConferencia_Alte.pdf (512,24KB)
Folheto informativo - 41º Encontro e Conferência da ALTE: encontro_Conferencia_Alte.pdf (308,43KB)
 
Fonte: DREC

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Exames proibidos a alunos com faltas a mais

A partir da próxima época de exames, que começa em Junho, os alunos do ensino secundário vão deixar de poder realizar exames ou provas de equivalência à frequência das disciplinas em que tenham excesso de faltas, estipula uma portaria ontem publicada em Diário da República. 

Até agora, e apesar do novo Estatuto do Aluno aprovado em 2010 definir a retenção por falta de assiduidade, os alunos do secundário nesta situação podiam tentar concluir as disciplinas em que tinham faltas a mais na 2.ª fase dos exames ou das provas de equivalência à frequência. Com as alterações, que já estavam previstas no novo regulamento de exames, passarão a ficar obrigatoriamente retidos.

Nos termos deste regulamento, os estudantes do 3.º ciclo com excesso de faltas também ficarão automaticamente retidos, não podendo anular a matrícula para se candidatar a exame e tentar concluir assim o 9.º ano, conforme sucedeu no ano passado. 

As provas de equivalência à frequência só existem nas disciplinas não sujeitas a exame nacional e destinam-se a alunos que anularam a matrícula ou que não se encontravam inscritos, os chamados autopropostos. Os estudantes que não tinham aproveitamento a uma ou duas disciplinas podiam realizar provas ou exames nacionais destas cadeiras na 2.ª fase.

Esta possibilidade foi transferida agora para a 1.ª fase, que se tornou obrigatória. 

Segundo o Ministério da Educação e Ciência, a portaria ontem publicada "alarga o leque de alunos" do 11.º ano que podem realizar tanto as provas de equivalência à frequência como os exames nacionais, permitindo que sejam feitos também, por exemplo, para melhoria de nota e não só para efeitos de aprovação, conforme se encontrava estipulado na redação anterior deste diploma.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

V Concurso de Histórias Escritas e Ilustradas da Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais promove de 5 de março a 21 de maio, em associação com o Plano Nacional de Leitura, o V Concurso de Histórias Escritas e Ilustradas, subordinado ao tema "Histórias de uma visita à Quinta: tradições rurais". A iniciativa destina-se aos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico.


Entre outros objetivos, o concurso pretende:

- Incentivar a leitura de histórias às crianças, fomentando-lhes o gosto pela leitura e pela escrita;

- Estimular a criatividade e o fantástico, através da escrita e da ilustração, pela exploração de diversas formas de contar uma história: palavra, música, expressão plástica e dramática;

- Exprimir e encorajar a capacidade de improvisação.


Os trabalhos podem ser apresentados a concurso em duas categorias: narrações escritas e ilustradas, em suporte papel ou outro.

Devem ser entregues na Quinta Pedagógica dos Olivais, em Lisboa, até 21 de maio.

São atribuídos prémios aos três primeiros trabalhos selecionados pelo júri, em ambas as categorias.

A divulgação dos resultados ocorre no dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança.

Para mais informações, consultar o sítio CML - Câmara Municipal de Lisboa.

Dia da Terra 2012 - «Mobiliza-te pela Terra»


Dia da Terra 2012
IX Fórum Infanto-Juvenil da Terra:
«Mobiliza-te pela Terra» - dias 23 e 24 de abril


Para mantermos o equilíbrio do planeta é preciso ter consciência dessa importância, devendo começar pelas crianças e jovens.

É nesse sentido, que este ano, pelo 9º ano consecutivo, a ASPEA em colaboração com a Câmara Municipal de Aveiro e outros parceiros, pretende mais uma vez, comemorar o Dia da Terra 2012, com a realização do IX Fórum Infanto-Juvenil da Terra “mobiliza-te pela Terra”, nos dias 23 e 24 de Abril.OBJETIVOS» Sensibilizar a população para os problemas ambientais que a Terra enfrenta» Promover práticas que valorizem a melhoria da qualidade de vida e do ambiente» Estimular a participação das crianças e jovens em ações que contribuam para a cidadania ambiental

Será de novo colocado o desafio às crianças e jovens desde a educação pré-escolar até ao ensino universitário, para trabalhar os princípios do documento da Carta da Terra “…baseada em princípios e valores fundamentais, que norteiam pessoas e Estados no que se refere ao desenvolvimento sustentável.”, no âmbito dos projectos curriculares de escola ou dos seus projectos educativos.

Pretende-se que as escolas trabalhem a Carta da Terra e que esta sirva como um código de conduta, utilizando uma metodologia na construção de redes de interacção de experiências e/ou iniciativas e/ou projectos e/ou propostas pedagógicas, que a partir da problemática sócio-ambiental da escola, leve a um questionamento sobre o projecto educativo, os projectos curriculares de turma e os processos participativos com vista ao compromisso de toda a comunidade educativa por uma nova postura crítica perante os desafios sociais e ambientais com que nos enfrentamos. Que a Carta da Terra seja assumida como referência central dos educadores/professores para pensar e construir o futuro da comunidade educativa, e que utilizando como motivo o Dia da Terra se possa apresentar e divulgar o que foi e está a ser feito no âmbito dos princípios e objectivos do referido documento.



PROGRAMA

23 de Abril

Local: Centro Cultural e de Congressos de Aveiro

> 09h30 às 16h00 - atividades pré-escolar; 1º e 2º ciclos

> 16h00 às 17h00 - apresentação do projeto “Escola Mágica” (pequeno auditório, organizado pela Divisão de Educação da CMA)

> 17h30 - Peça de Teatro “Questão de Ar” (grande auditório)


24 de Abril

Local: Centro Cultural e de Congressos de Aveiro

> 09h30 às 16h30 - atividades 3º ciclo; secundário e universitário

04 de Maio Local: Sala de Plenário do Edifício Sede da Assembleia Municipal de Aveiro
“O contributo das crianças e jovens na Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global”

> 10h00 às 12h00 - Assembleia Municipal de Jovens pelo Ambiente (1º e 2º ciclos)

> 14h30 às 16h30 - Assembleia Municipal de Jovens pelo Ambiente (3º ciclo, secundário e universitário)

Fonte: DGE

Galiza: 100 artistas para homenagear Zeca Afonso

Uma parte da letra da mais mediática canção de Zeca Afonso serve de mote a um festival galego que juntará 100 artistas e que se realizará exatamente 40 anos depois da primeira atuação do cantor português em Santiago de Compostela. 


A organização do festival "Terra da Fraternidade" pertence a um grupo de artistas galegos e realiza-se no próximo mês, na capital galega, como forma de prestar homenagem ao português.

"A 10 de maio de 1972, Zeca Afonso interpretou pela primeira vez em público a sua canção 'Grândola Vila Morena', em Santiago de Compostela. De seguida esta melodia transformou-se no símbolo da luta contra a ditadura e o compromisso social dos artistas", explicou Xoán Quintáns, um dos mentores, à agência Lusa.

O festival "Terra da Fraternidade" integrará mais de 30 atuações e 100 artistas, entre músicos, poetas, escritores, atores ou cineastas, que "colaborarão de forma gratuita nesta homenagem", sublinha a organização, partilhada ainda com artistas portugueses e brasileiros. 

"Um amigo traz outro amigo"

"Não há empresas pelo meio, só gente a título pessoal que se soma a esta causa. Um amigo traz outro amigo", recorda Quintáns. O festival, garante ainda, não vai recorrer a fundos públicos e terá uma duração aproximada de duas horas e transmissão via internet.

Entre o cartaz contam-se nomes como Quico Cadaval, Banda Utopía, García e Leo, João Afonso, Ugía e Fred Martins, Guadi Xabier e Guille Fernández, Tiago Gomes, Ico e Xurxo Souto, Xico de Carinho, entre outros. 

"Será uma grande festa da cultura galega e portuguesa, numa união fraternal, como acreditamos que seria do agrado do próprio Zeca Afonso", garantem os organizadores. 

Este tipo de homenagens a Zeca Afonso, na Galiza, não são inéditas e já em 2009 músicos portugueses e espanhóis participam num concerto de homenagem aos 80 anos do seu nascimento, reforçando a importância do português na luta antifascista, nos dois lados do rio Minho. 

Em maio do mesmo ano, um parque de Santiago de Compostela foi batizado com o nome de Zeca Afonso, com cerca de uma centena de pessoas a cantarem, em galego e em português, "Grândola, Vila Morena".