quarta-feira, 23 de maio de 2012

Formação INE - RBE

A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o Instituto Nacional de Estatística (INE) celebraram um protocolo de colaboração com o objetivo de desenvolver a literacia estatística junto da população escolar. A articulação entre a biblioteca e os professores das diferentes disciplinas constitui-se como a base deste protocolo.


Com a iniciativa pretende-se que a literacia estatística seja trabalhada de forma prática em contexto de ensino/aprendizagem, designadamente através da utilização de um conjunto alargado de recursos digitais disponibilizados pelo Projeto ALEA - Ação Local de Estatística Aplicada.

O protocolo deu origem a um conjunto de ações de formação destinadas aos professores bibliotecários, alargadas, em 2011/12, a todos os professores dos diferentes graus de ensino. Pretendeu-se, assim, tornar a literacia estatística uma competência prática, através da utilização das ferramentas e aplicações do portal do INE e do Projeto ALEA, cujas potencialidades pedagógicas permitem a exploração e a aprendizagem dinâmica de diferentes conteúdos curriculares.

Para mais informações, consultar o sítio RBE / Programa / / Formação INE | RBE.