quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A promoção da literacia e da cidadania com o clube do jornal escolar

Hábitos de leitura
Na escola do século XXI, a formação de cidadãos conscientes e ativos é um objetivo fundamental dos projetos educativos. O texto informativo (em qualquer suporte ou registo) e o fotojornalismo podem desencadear aprendizagens e processos de motivação na sala de aula e nas atividades de enriquecimento. Os hábitos de leitura de jornais, dentro e fora da escola, são um alicerce para a construção de uma visão pertinente e de uma análise crítica da sociedade. Informar para compreender e agir é um objetivo estruturante do Clube do Jornal Escolar.
A importância do Clube do Jornal Escolar na dinâmica da comunidade educativa
O contributo da imprensa para a promoção da leitura, da literacia e da cidadania plena é inegável, bem como a análise mais ou menos aprofundada (de acordo com o nível etário dos alunos) da influência dos media na “aldeia global” é vital para uma interpretação fundamentada da atualidade . Uma escola capaz de interagir com a comunidade tem de sair da sala de aula e dotar-se de espaços, como os clubes, que não “ocupem” os alunos nos tempos livres, mas lhes permitam desenvolver as suas competências didática e ludicamente.
A construção de um projeto no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) tem como pressupostos as orientações curriculares da política educativa, o projeto educativo do estabelecimento ou agrupamento de ensino e a interação do meio sociocultural envolvente. O CJE, nesse sentido, é entendido como um órgão fulcral no conhecimento e na exploração da criatividade, da autonomia e das mais diversificadas vivências. Assim, o CJE, quer na sua vertente de imprensa escrita (em papel e/ou na página web da escola), quer alargado aos Clube da Rádio e Clube da Fotografia, entender-se-á como um projeto dinamizador e motivador da vida escolar. A concretização do projeto do CJE não se esgota na publicação periódica do jornal e respetiva colaboração na página web do estabelecimento de ensino, mas, na perspetiva perfilhada, ultrapassa essa dimensão, pois pode motivar vocações e caminhos profissionais.  
Um projeto educativo de escola e/ou de agrupamento escolar que consagre o CJE como atividade dinâmica tem de assumir as AEC como uma vertente de aprendizagem. Abrem-se, desta forma, portas para uma inter-relação entre diversos clubes e a criação do “Repórteres em Movimento”. A conjunção de três clubes, Jornal Escolar (CJE), Fotografia (CF) e Rádio (CR), estruturados como partes de um todo, pode resultar numa aliciante experiência pedagógica e constituir-se como uma pertinente oferta de escola. Estes três clubes estruturados no projeto denominado como o “Repórteres em Movimento” permitirão a compreensão do papel da imprensa, dos órgãos da comunicação social e do universo jornalístico como fatores fundamentais da sociedade contemporânea e a interatividade , numa escola e/ou agrupamento, dos seus diversos elementos. Este projeto , em situações correntes e até em alunos com Necessidades Educativas Especiais e/ou Currículos Alternativos, poderá constituir-se como oferta de escola. De uma forma mais ou menos implícita (de acordo com o grupo etário e a literacia dos alunos envolvidos), a equipa de coordenação do CJE pode desenvolver estratégias para uma compreensão gradual do papel da imprensa, dos órgãos de comunicação social, dos opinion makers e do universo do audiovisual na “aldeia global” em que vivemos. Se os alunos estiverem envolvidos nessa mesma dinâmica compreenderão o seu papel (ativo ) e não como meros espectadores.
Potencialidades de um projeto
Uma possibilidade de intercâmbio do “Repórteres em Movimento” com a comunidade educativa é a relação com outros clubes e com os departamentos disciplinares, a nível de criação de secções específicas do jornal com uma colaboração permanente ou pontual. Vários estabelecimentos de ensino promovem um tema aglutinador para o seu projeto educativo e para as suas atividades anuais, pelo que o CJE poderá publicar artigos, entrevistas e outro tipo de trabalhos.
A pesquisa e a elaboração de trabalhos para publicação no jornal escolar ou para dinamização de um momento radiofónico (por exemplo, a recolha de dados sobre grupos musicais ou músicas sobre determinado tema ou época pode dar origem a um programa de rádio de uma turma) podem incentivar um grupo de alunos para uma atividade que “marque” a escola. Da mesma forma, um debate ou uma conferência no CR pode ser precedida pela publicação de uma entrevista ou reportagem no jornal escolar. Muitas ideias surgirão se a equipa de coordenação do CJE estiver atenta aos interesses socioculturais da comunidade educativa e se os alunos participarem ativamente .
Considerando as premissas educativas atuais , o CJE (ou o “Repórteres em Movimento”) serve como veículo para a formação de uma cidadania plena e consciente e para o uso correto da língua portuguesa (escrita e oral). Os alunos envolvidos, principalmente, desenvolverão capacidades de trabalho com as TIC e outras tecnologias (fotografia e rádio).

João V. Faria
Grupo 300, EB2/3 Fernando Pessoa, Lisboa