sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

UM POSTAL VALE MIL IDEIAS


O Plano Nacional de Leitura lança, aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, o desafio de criarem um postal ilustrado. Pede-se de elaborem um pequeno texto em que demonstrem capacidade de síntese, cruzando esta competência com as que se desenvolvem no âmbito das artes plásticas.

Tratando-se de um postal ilustrado, pretende-se que se experimentem diversos meios expressivos, pelo que a mensagem escrita deve ser interpretada e representada mobilizando-se elementos da comunicação visual. Terão que escrever o máximo de informação com o mínimo de palavras e de serem capazes de expressar plasticamente o sentido daquela.

Os alunos deverão escolher um livro que tenham lido e, a propósito deste, escreverem um pequeno texto adequado a um postal. Este postal será dirigido ao autor do livro, ao seu ilustrador ou a uma das suas personagens. Os alunos podem falar de aspectos que lhes tenham despertado interesse no livro ou colocar questões ao destinatário escolhido, utilizando mensagens curtas e mostrando que as poucas palavras do pequeno texto de um postal podem conter mil ideias, que serão interpretadas e representadas através de elementos da comunicação visual, com recurso a diversos meios expressivos.

A selecção que o júri fará dos postais apresentados a concurso terá em conta:

- a correcção, adequação, tamanho e riqueza de informação/ideias da mensagem escrita;

- a correlação da mensagem escrita com a sua representação plástica;

- a oportunidade e a adequação da mensagem escrita relativamente ao livro a que se refere, bem como ao contexto e às normas do concurso;

- adequação dos elementos utilizados para a comunicação visual e qualidade do resultado final obtido;

- criatividade e qualidade global do postal apresentado a concurso.

Cada aluno poderá concorrer apenas com um postal. Os trabalhos realizados pelos alunos poderão ter que ser seleccionados, pois cada agrupamento ou escola não agrupada poderá submeter no máximo 3 postais, sendo 1 por cada nível de ensino. Os trabalhos seleccionados pelo agrupamento ou escola não agrupada deverão ser apresentados entre o dia 14 e o dia 18 de Março de 2011, através do preenchimento do formulário “Um postal vale mil ideias “, que estará disponível no Sistema de Informação do Plano Nacional de Leitura, no seguinte endereço http://sipnl.planonacionaldeleitura.gov.pt/login.jsp