sábado, 11 de dezembro de 2010

Site literário incentiva adolescentes a escrever

O projeto online Figment.com foi criado por Jacob Lewis, ex-editor da revista The New Yorker, e por Dana Goodyear, jornalista da mesma revista. O site, já em funcionamento, é uma forma simples e gratuita para os jovens lerem e escreverem ficção no computador e também no telemóvel.
No Figment os utilizadores podem escrever romances, contos e poemas, colaborar com outros autores, e, ao mesmo tempo, dar e receberfeedback sobre os trabalhos publicados. O projeto começou por ser pensado como um Facebook literário para adolescentes, mas os criadores convenceram-se que os jovens não querem um novo Facebook, mas sim "ler, escrever e descobrir novos conteúdos", segundo afirmou Jacob Lewis ao The New York Times.
O Figment pretende explorar e expandir um novo género literário - o "romance de telemóvel" - que teve origem recentemente no Japão, onde raparigas se ocupam a escrever ficção nos seus telemóveis.
"Queríamos que as pessoas fossem capazes de escrever o que quisessem em qualquer forma que quisessem", afirmou Lewis, acrescentando que os trabalhos já publicados incluem ficção científica, biografias e romances longos. Lewis espera que o Figment ultrapasse 1 milhão de utilizadores.
"Crepúsculo", a saga da autora americana Stephenie Meyer que se tornou um fenómeno mundial e ressuscitou o fascínio por romances paranormais, é um exemplo da grande influência dos gostos de leitura dos adolescentes no mercado dos livros. É neste contexto que o Figment está a receber atenção por parte dos editores, que podem aprender mais sobre os hábitos de leitura dos adolescentes e melhorar a oferta. Ao mesmo tempo, podem encontrar novos talentos e promover autores.