quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Novo Programa de Português do Ensino Básico

O novo Programa de Português do Ensino Básico (NPPEB) entra em vigor no ano lectivo de 2011/2012.
Na sequência da formação já realizada a nível nacional, em 2009/2010, para os professores de Português dos três níveis do ensino básico, continua no presente ano lectivo a desenvolver-se o plano de implementação do NPPEB.
Para assegurar condições de trabalho e possibilitar a realização de reuniões sobre o NPPEB nas Escolas, foi atribuída a redução de dois tempos da componente não lectiva aos professores de Língua Portuguesa.
A DGIDC disponibilizou, no seu site (www.dgidc.min-edu.pt), na área da Língua Portuguesa, documentos de referência e de apoio, bem como sugestões de trabalho para os professores. Entre estes documentos, encontram-se vários roteiros da autoria da Comissão de Acompanhamento do NPPEB, equipa que é constituída por autores do Programa e outros especialistas. Deste modo, a preparação da entrada em vigor do NPPEB decorre do trabalho colaborativo e da reflexão conjunta, incidindo na produção de materiais didácticos, e conta com a colaboração de dezenas de formadores nesta área e com os contributos de inúmeros docentes.
As áreas chave de intervenção comportamental integram a casa, a comunidade escolar, os centros de saúde e a comunidade. Por sua vez, os factores comportamentais são afectados, directa ou indirectamente, por diversos pontos críticos de intervenção, os quais incluem o sistema de alimentação, oportunidades para a prática de actividade física, informação e educação sobre estilos de vida saudável (alimentação saudável e hábitos de actividade física).
Boletim da DGIDC, Outubro