terça-feira, 16 de novembro de 2010

A ESCRITORA LUÍSA DUCLA SOARES LANÇOU MAIS DOIS LIVROS


No passado dia 7, foi feito o lançamento de mais duas reedições de obras de literatura infantil da escritora Luísa Ducla Soares, no auditório da FNAC Colombo. A apresentação esteve a cargo do também escritor António Torrado.

Ambos frisaram que, para eles, os verdadeiros “lançamentos” são aqueles que são feitos directamente com as crianças, no contacto directo em iniciativas que são levadas a cabo em escolas.

António Torrado lembrou que a primeira obra – História da Papoila – datava de 1973, altura em que lhe tinha sido atribuída o prémio “Maria Amália Vaz de Carvalho”, o qual a autora recusou. Luísa Ducla Soares explicou que o prémio era atribuído pelo Secretariado Nacional de Informação, entidade que também exercia a função de censura no nosso país… Daí a necessidade de coerência que tinha sentido e a tinha levado a não o ter aceite – num acto de coragem, no dizer de António Torrado!

Esta nova edição é acompanhada por ilustrações muito coloridas – de Sandra Abafa – que levam qualquer criança a voar no imaginário, para além das palavras que a autora lhe propõe, numa simbiose perfeita que a mim, adulta, me deixou perfeitamente deliciada! Nele se conta a história de uma sementinha de papoila levada pelo vento, que vai ter a uma grande cidade…

O segundo livro – O sultão Solimão e o criado Maldonado – conta em verso conta a vida de um sultão e do seu criado. Com sentido crítico mas também com muito humor, como é seu hábito, Luísa Ducla Soares chama a nossa atenção para as

desigualdades que a sociedade cria entre os homens, preocupação que está sempre subjacente às suas obras.

Via Crianças a torto e a direito