terça-feira, 16 de novembro de 2010

Como fazer um Projecto de Promoção da Leitura

O artigo de António Prole debruça-se sobre a temática da elaboração de projectos para a promoção da leitura.
No enquadramento teórico, pode ler-se que "O processo de aprendizagem leitora e, consequentemente, a formação de um leitor, é uma tarefa complexa e que exige a criação de hábitos de leitura como condição fundamental, quer para a emergência da apetência leitora e instrumento facilitador da aprendizagem do código, das habilidades linguísticas básicas, quer para o desenvolvimento de competências específicas mais complexas que levam à compreensão e à análise crítica do escrito como porta de acesso à informação. (...) Os projectos de promoção da leitura porque respondem a este duplo desafio: criação de hábitos de leitura e desenvolvimento de competências de compreensão leitora, devem ser inseridos no próprio processo educativo da aprendizagem leitora quando desenvolvidos em contexto escolar. A leitura literária não pode ser dissociada da aprendizagem leitora e deve ser introduzida logo na pré-primária."
O enraizamento dos hábitos de leitura é um processo longo, iniciado preferencialmente na idade pré-escolar. Os projectos devem ter como público-alvo as crianças e os jovens até aos quinze anos e não podem confundir-se com acções de divulgação e informação, entre outras.
O presente artigo dá pistas sobre a formulação de projectos promotores de leitura e vale a pena ser lido, sobretudo por aqueles que directamente são responsáveis pela dinamização das bibliotecas e de projectos cuja temática é a leitura.
Para consultar o artigo, aqui.
Conheça melhor o filósofo e criador da Casa da Leitura, António Prole