quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Colóquio Leitura: investigação e ensino


O Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa vai ser palco do colóquio "Leitura: investigação e ensino", um evento que surge na sequência de actividades de investigação sobre Leitura que têm vindo a ser desenvolvidas no laboratório de Psicolinguística da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no âmbito de projectos financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

São objectivos do colóquio Leitura: investigação e ensino:

- Aprofundar e actualizar saberes em domínios fundamentais para a investigação em Leitura, nomeadamente em psicolinguística e em neurolinguística, com impacto no ensino, na avaliação e na intervenção clínicas.
- Conhecer a investigação realizada em Portugal no que se refere ao estudo dos processos de leitura e à produção de materiais para diagnóstico e avaliação dos conhecimentos e das capacidades envolvidas no acto de ler.
- Constituir uma rede nacional de investigadores na área da Leitura, no sentido de conjugar esforços de investigação.

Os estudos psicolinguísticos e neurolinguísticos assim como as respectivas implicações para o ensino e a intervenção clínica são o eixo estruturador das conferências e das mesas-redondas programadas. Temos o privilégio de contar com a presença de investigadores de renome, internacionais e nacionais.

Para mais informações aceda ao site do evento em : www.labpsicoling.com/coloquio-leitura/.