terça-feira, 2 de março de 2010

8 de Março - Dia Internacional da Mulher


"Os Direitos da Mulher" - Sugestão de leitura
A propósito da comemoração do Dia Internacional da Mulher no próximo dia 8 de Março, aqui fica a sugestão de um livro : OS DIREITOS DA MULHER (2000), de Victoria Parker, da Gradiva.
Na contracapa: «Este livro reflecte criticamente sobre um assunto que, quer gostes, quer não, afecta a TUA vida - o facto de seres homem ou mulher.
Não há nada que um homem faça que uma mulher não possa fazer. Mas as mulheres têm que trabalhar o dobro do que os homens trabalham para atingirem os mesmos objectivos. PORQUÊ?
Não te parece injusto que as mulheres continuem, em muitos casos e em muitas sociedades, a ser discriminadas no emprego, que tenham de conciliar todo o trabalho doméstico com a carreira profissional, que o acesso a cargos de poder lhes seja dificultado ou que ocupem uma percentagem ínfima dos cargos governamentais? Por que razão distingue a nossa sociedade os indivíduos de acordo com o sexo e não de acordo com a competência?
Todas estas questões têm sido levantadas no percurso da luta pelos direitos das mulheres, pelo que o mundo de hoje é muito menos um mundo dos homens. É bem melhor ser mulher hoje em dia do que o foi durante muitos e muitos anos. Lê este livro e descobre PORQUÊ.»
Para reflectir...
A Biblioteca Escolar e o Departamento de Ciências Humanas e Sociais desejam a todas as mulheres, em especial às da nossa escola, um dia cheio de felicidade!