Entre as variadas actividades que foram desenvolvidas no Agrupamento, contámos com:
• Exposições: Imprensa escrita (jornais locais, jornal escolar, Boletim Informativo da Biblioteca Escolar), Gente Ilustre da Beira, Manuais de Outrora e de Poesia)
• Amostra de trabalhos no âmbito do Projecto de promoção da leitura “Ler, para Saber Ser e Saber Estar”
• Feira do Livro/Visionamento de fotos de actividades de animação da leitura
• Painel de opinião – Para mim, o livro é…
• “Um minuto de poesia”, nas aulas de Português
• Leituras animadas
• Dramatizações
• Palestras

A professora Beatriz contou, para os alunos da Pré e 1º ciclo de Pendilhe e 5ºB, a história “Luísa e a maçã”, de Alice Vieira. No final, a propósito da história, ofereceu uma maçã a cada aluno, acompanhada de uma mensagem bem didáctica “O livro é um Amigo”. Mais tarde, foi contar a mesma história aos alunos do 2º ano da EB1 de Vila Nova de Paiva. Os alunos adoraram!
Os alunos do 1º Ciclo de Pendilhe a representar uma peça de teatro!
A professora Alice preparou em conjunto com dois alunos um poema sobre a árvore, os quais foram lidos na sala de professores, no intervalo.
A Semana da Leitura contou com o entusiasmo por parte das funcionárias. Ler é importante para todos.
Também a professora Margarida Dias, à semelhança do ano passado, participou activamente. “O Segredo do Rio” e “O Rebanho perdeu as Asas” foram as histórias escolhidas por ela, fazendo-as acompanhar de um material lúdico-pedagógico bem atraente. Surpreendeu os alunos com a prova de mel numa bolacha de água e sal, que fez as delícias de todos.
Quanto a palestras, o Sr. Fernando Bonito contou como o seu jornal “Notícias do Paiva” cresceu e a sua paixão pela escrita permitiu a concretização de um anseio, incentivando os alunos presentes a prosseguirem os seus sonhos.
Já o Dr. Alberto Correia e a Drª Sílvia do Centro de Estudos Aquilinianos partilharam connosco alguns aspectos menos divulgados da vida e obra do escritor Aquilino Ribeiro.
Mas o centro das nossas atenções foi para o poeta popular, Manuel Machado, que nos presenteou com duas sessões de poesia, uma destinada aos alunos, na Biblioteca e a outra na Tertúlia. Soube-nos a pouco…

No final, algumas opiniões foram colocadas no mural do átrio da Biblioteca e que sintetizaram a realidade retratada na Semana da Leitura.