segunda-feira, 17 de março de 2008

Semana da Leitura 2008






Estão a acontecer momentos de leitura formal e informal, em contexto de sala de aula e nos interval os, com a presença de pais/encarregados de educação, convidados. Percepcionamos uma grande adesão e entusiasmo, que está a mobilizar toda a comunidade educativa.





«A Semana da Leitura destina-se a criar na escola um ambiente particularmente festivo à volta dos livros que reforce a adesão dos alunos e o desejo de ler mais. Para conseguir esse efeito é conveniente começar a programar as actividades o mais cedo possível.
As actividades poderão ser leituras de prosa ou poesia, dramatizações, concursos, jogos e outras actividades lúdicas, decoração da sala de aula e/ou de outros espaços da escola, etc.
Para valorizar o esforço de promoção da leitura aos olhos de crianças e adultos e para criar um elemento de agradável novidade na vida da escola, é oportuno convidar pais, familiares, ou personalidades de prestígio na comunidade, como por exemplo autarcas, artistas, empresários, jornalistas, autores, etc.
Conforme a adesão e a disponibilidade dos professores e dos convidados, as escolas podem participar na Semana da Leitura realizando:
• actividades nas salas de aulas (abrangendo todas ou só com algumas turmas e eventualmente convidados).
• uma ou várias actividades colectivas (envolvendo várias turmas, professores e funcionários e convidados)»

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt