quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ESCOLAS, VOLUNTARIADO E PROJETOS JUVENIS

ESCOLAS, VOLUNTARIADO E PROJETOS JUVENIS

A AMURT Portugal - Associação de Apoio Social e Humanitário convida à participação na conferência subordinada ao tema“Escolas em ação – o papel dos projetos juvenis enquanto promotores do voluntariado” que decorre a 30 de novembro de 2011, no Auditório 2 da Fundação Dr. António Cupertino Miranda, no Porto.
É objetivo desta iniciativa apresentar exemplos de como os jovens podem ter um papel ativo na nossa sociedade, perspetivando essa ação e conhecimento através das experiências de voluntariado.
Entre outros, será apresentado o Projeto SOS Escolas que, ainda na sua fase-piloto, mobilizou grupos de alunos e professores, na fase de divulgação e angariação de fundos.
Para mais informações sobre a conferência consulte a página http://www.amurt.pt/conferencia-escolas
In: DGIDC

ESCOLAS, VOLUNTARIADO E PROJETOS JUVENIS

ESCOLAS, VOLUNTARIADO E PROJETOS JUVENIS

A AMURT Portugal - Associação de Apoio Social e Humanitário convida à participação na conferência subordinada ao tema“Escolas em ação – o papel dos projetos juvenis enquanto promotores do voluntariado” que decorre a 30 de novembro de 2011, no Auditório 2 da Fundação Dr. António Cupertino Miranda, no Porto.
É objetivo desta iniciativa apresentar exemplos de como os jovens podem ter um papel ativo na nossa sociedade, perspetivando essa ação e conhecimento através das experiências de voluntariado.
Entre outros, será apresentado o Projeto SOS Escolas que, ainda na sua fase-piloto, mobilizou grupos de alunos e professores, na fase de divulgação e angariação de fundos.
Para mais informações sobre a conferência consulte a página http://www.amurt.pt/conferencia-escolas

Workshop de Escrita Criativa para Crianças

Biblioteca Municipal de Faro

No âmbito da iniciativa "Especial Natal - Oficinas de Férias", a Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa leva a efeito, no dia 19 de Dezembro, das 09h30 às12h00 e das 14h00 às 16h30, um Workshop de Escrita Criativa para Crianças, dedicado aos mais pequenos, dos 6 aos 10 anos de idade. A iniciativa pretende promover o prazer pela leitura e pela escrita, estimulando as crianças a construir palavras, frases, rimas, textos e contos de forma divertida.

É necessário efectuar inscrição prévia.

Para mais informações, consultar o sítio do Plano Nacional de Leitura referente ao Workshop de Escrita Criativa para Crianças.
In: Portal das Escolas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A Cidade que era Cinzenta

A Companhia de Dança de Almada apresenta o espectáculo infantil "A Cidade que era Cinzenta", para maiores de 3 anos. As sessões decorrem nos dias 10 e 11 Dezembro, pelas 16h00, no Auditório do Museu do Oriente, em Lisboa. O espectáculo tem a duração aproximada de 50 minutos.

A Companhia de Dança de Almada é uma companhia profissional de dança contemporânea, que desenvolve a sua actividade em diversas vertentes, sendo a pedagogia uma delas.

A acção deste espectáculo decorre numa cidade cinzenta, de ângulos rectos, suja e sem vida, onde homens também cinzentos e sem vida atravessam a rua mecanicamente, com os seus pés de marioneta.

Entretanto, no seu quarto, há uma criança que sonha e deseja um mundo melhor.

De malas em punho e com uma boa disposição inabalável, os Esporos Mágicos desejam mudar esta cidade cheia de maus hábitos...

Para mais informações, aceder à página do Museu Fundação Oriente.

Projecto Geometrix

O Projeto Geometrix, lançado pela Universidade de Aveiro (UA), é um projeto interdisciplinar, que agrega matemáticos, informáticos, educadores e desenhadores gráficos, dirigido aos diversos graus de ensino, com o objetivo de desenvolver novos ambientes de aprendizagem assistidos por computador.

O Projecto, inserido no Grupo Álgebra e Geometria do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) da UA, abrange duas vertentes:

- Uma ligada à investigação nas áreas de Matemática, Inteligência Artificial e Educação Matemática, tendo em vista a conceção de metodologias, arquitetura de sistemas e desenvolvimento de ferramentas computacionais para o ensino e a aprendizagem da Matemática, com ênfase na Geometria;
- E outra associada à produção de software educativo.

Aglutina os seguintes sub-projetos:

Ecotoons: software educativo de Matemática para o 1.º ciclo do Ensino Básico;

TexMat: livro interactivo de Matemática para o 2º ciclo do Ensino Básico;

LpMat: software educativo para crianças com Necessidades Educativas Especiais decorrentes de surdez, perturbações do espectro do autismo, cegueira ou baixa visão, deficiência motora e mental;

IntBooks: plataforma agregadora de diversos tipos de tecnologia web para criação de documentos digitais;

Jogos: coletânea de jogos lúdico-educativos;

SGC – Sistemas de Gestão de Conteúdos.

Para mais informações, consultar o sítio ERTE : Universidade de Aveiro lança projeto Geometrix ou o sítio Projecto Geometrix.
In: Portal das escolas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Concurso “Conta-nos uma história!”

O concurso “Conta-nos uma história!” está de volta! Esta iniciativa é promovida pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), através da Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura (PNL) e em parceria com a Microsoft.


O concurso promove a conceção e desenvolvimento de recursos digitais áudio e vídeo que decorram da produção colaborativa ou do reconto de histórias já existentes (por exemplo, contos, fábulas, parábolas, mitos ou lendas).

Destinatários: O concurso dirige-se a todas as Escolas de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Inscrições: A candidatura é feita online, através do preenchimento de um formulário, disponível no site de apoio, até ao dia 15 de janeiro de 2012. 
entrega dos trabalhos decorrerá de 16 de janeiro de 2012 a 31 de  março de 2012, no endereço www.erte.dgidc.min-edu.pt/historias
Informações e apoio: Para mais esclarecimentos está disponível o site de apoio .www.erte.dgidc.min-edu.pt/historias e o endereço de correio eletrónico: podcast@dgidc.min-edu.pt.
Fonte: http://erte.dgidc.min-edu.pt/

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Concurso Nacional de Leitura 2012

À semelhança do ano anterior, a Biblioteca Escolar está a organizar a participação dos alunos no Concurso Nacional de Leitura.
Este ano foram selecionadas as seguintes obras:

3º Ciclo:
- Contos, Oscar Wilde
- História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, Luís Sepúlveda
Secundário
- Crónica de uma morte anunciada, Gabriel García Márquez
- Deixem falar as pedras, David Machado

Serão atribuídos prémios aos alunos (3º ciclo e Secundário) apurados para a fase distrital.
Inscrevam-se até ao fim do período e comecem já a ler…
O regulamento, calendarização e obras selecionadas podem ser consultados nas bibliotecas.
Contamos com a vossa participação!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Iniciativa CHERUB

                                            INICIATIVA COLEÇÃO “CHERUB”
A Biblioteca Escolar convida os alunos a participarem nesta iniciativa. Sugerimos, para tal, a leitura do livro “O Recruta”, de Robert Muchamore.

Serão disponibilizados 12 exemplares para os alunos lerem, os quais serão devolvidos aquando da realização do inquérito.

   Após a leitura, os alunos respondem a uma pequena ficha de interpretação, em      dia e local já determinado. Os alunos que responderem corretamente e mais   rapidamente, ganham prémios.

                 Prémios:
Do 1.º ao 4.º classificado (por pessoa) – t-shirt + livro
Todos os participantes – vale de desconto e canetas Cherub


Período da ação: 18 a 30 de Novembro 2011
Realização do inquérito: 9 de Dezembro, às 10h.15m (intervalo), na biblioteca da escola-sede.

    Patrocínio                                                              

                                  

  PARTICIPEM!   VALE A PENA!

A promoção da literacia e da cidadania com o clube do jornal escolar

Hábitos de leitura
Na escola do século XXI, a formação de cidadãos conscientes e ativos é um objetivo fundamental dos projetos educativos. O texto informativo (em qualquer suporte ou registo) e o fotojornalismo podem desencadear aprendizagens e processos de motivação na sala de aula e nas atividades de enriquecimento. Os hábitos de leitura de jornais, dentro e fora da escola, são um alicerce para a construção de uma visão pertinente e de uma análise crítica da sociedade. Informar para compreender e agir é um objetivo estruturante do Clube do Jornal Escolar.
A importância do Clube do Jornal Escolar na dinâmica da comunidade educativa
O contributo da imprensa para a promoção da leitura, da literacia e da cidadania plena é inegável, bem como a análise mais ou menos aprofundada (de acordo com o nível etário dos alunos) da influência dos media na “aldeia global” é vital para uma interpretação fundamentada da atualidade . Uma escola capaz de interagir com a comunidade tem de sair da sala de aula e dotar-se de espaços, como os clubes, que não “ocupem” os alunos nos tempos livres, mas lhes permitam desenvolver as suas competências didática e ludicamente.
A construção de um projeto no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) tem como pressupostos as orientações curriculares da política educativa, o projeto educativo do estabelecimento ou agrupamento de ensino e a interação do meio sociocultural envolvente. O CJE, nesse sentido, é entendido como um órgão fulcral no conhecimento e na exploração da criatividade, da autonomia e das mais diversificadas vivências. Assim, o CJE, quer na sua vertente de imprensa escrita (em papel e/ou na página web da escola), quer alargado aos Clube da Rádio e Clube da Fotografia, entender-se-á como um projeto dinamizador e motivador da vida escolar. A concretização do projeto do CJE não se esgota na publicação periódica do jornal e respetiva colaboração na página web do estabelecimento de ensino, mas, na perspetiva perfilhada, ultrapassa essa dimensão, pois pode motivar vocações e caminhos profissionais.  
Um projeto educativo de escola e/ou de agrupamento escolar que consagre o CJE como atividade dinâmica tem de assumir as AEC como uma vertente de aprendizagem. Abrem-se, desta forma, portas para uma inter-relação entre diversos clubes e a criação do “Repórteres em Movimento”. A conjunção de três clubes, Jornal Escolar (CJE), Fotografia (CF) e Rádio (CR), estruturados como partes de um todo, pode resultar numa aliciante experiência pedagógica e constituir-se como uma pertinente oferta de escola. Estes três clubes estruturados no projeto denominado como o “Repórteres em Movimento” permitirão a compreensão do papel da imprensa, dos órgãos da comunicação social e do universo jornalístico como fatores fundamentais da sociedade contemporânea e a interatividade , numa escola e/ou agrupamento, dos seus diversos elementos. Este projeto , em situações correntes e até em alunos com Necessidades Educativas Especiais e/ou Currículos Alternativos, poderá constituir-se como oferta de escola. De uma forma mais ou menos implícita (de acordo com o grupo etário e a literacia dos alunos envolvidos), a equipa de coordenação do CJE pode desenvolver estratégias para uma compreensão gradual do papel da imprensa, dos órgãos de comunicação social, dos opinion makers e do universo do audiovisual na “aldeia global” em que vivemos. Se os alunos estiverem envolvidos nessa mesma dinâmica compreenderão o seu papel (ativo ) e não como meros espectadores.
Potencialidades de um projeto
Uma possibilidade de intercâmbio do “Repórteres em Movimento” com a comunidade educativa é a relação com outros clubes e com os departamentos disciplinares, a nível de criação de secções específicas do jornal com uma colaboração permanente ou pontual. Vários estabelecimentos de ensino promovem um tema aglutinador para o seu projeto educativo e para as suas atividades anuais, pelo que o CJE poderá publicar artigos, entrevistas e outro tipo de trabalhos.
A pesquisa e a elaboração de trabalhos para publicação no jornal escolar ou para dinamização de um momento radiofónico (por exemplo, a recolha de dados sobre grupos musicais ou músicas sobre determinado tema ou época pode dar origem a um programa de rádio de uma turma) podem incentivar um grupo de alunos para uma atividade que “marque” a escola. Da mesma forma, um debate ou uma conferência no CR pode ser precedida pela publicação de uma entrevista ou reportagem no jornal escolar. Muitas ideias surgirão se a equipa de coordenação do CJE estiver atenta aos interesses socioculturais da comunidade educativa e se os alunos participarem ativamente .
Considerando as premissas educativas atuais , o CJE (ou o “Repórteres em Movimento”) serve como veículo para a formação de uma cidadania plena e consciente e para o uso correto da língua portuguesa (escrita e oral). Os alunos envolvidos, principalmente, desenvolverão capacidades de trabalho com as TIC e outras tecnologias (fotografia e rádio).

João V. Faria
Grupo 300, EB2/3 Fernando Pessoa, Lisboa

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Obra de Fernando Pessoa

Expedições livres para amantes e estudiosos.Aqui pode consultar livremente a obra de Fernando Pessoa.
Associado a este projeto está a plataforma MultiPessoa. Nesta, pode ler e ouvir os poemas, os professores podem encontrar sugestões para a realização de trabalhos, pode encontrar informação sobre a vida, obra, heterónimos e temas pessoanos.

A água da chuva desce a ladeira.

A água da chuva desce a ladeira.
É uma água ansiosa.
Faz lagos e rios pequenos, e cheira
A terra a ditosa.

Há muito que contar a dor e o pranto
De o amor os não querer...
Mas eu, que também o não tenho, o que canto
É uma coisa qualquer.

                              Fernando Pessoa

Materiais de Apoio ao Programa de Espanhol do 2.º Ciclo do Ensino Básico

A DGIDC editou a publicação Materiais de Apoio ao Programa de Espanhol do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Estes materiais apresentam sugestões de tarefas a desenvolver na sala de aula, de acordo com as áreas temáticas que constam no Programa de Espanhol – nível de iniciação – 5.º e 6.º anos de escolaridade. Cada unidade temática abordada propõe várias tarefas intermédias e uma tarefa final, com o objetivo de desenvolver e potenciar o uso das diversas competências comunicativas, fomentando a colaboração, a interação e a criatividade dos alunos.
Considera-se que estes materiais promovem a utilização das novas tecnologias como instrumentos de aprendizagem, de comunicação e de informação, pelo que poderão ser utilizados e/ou adaptados por professores e alunos de Língua Estrangeira – Espanhol, não só do 2.º ciclo, como também do 3.º ciclo do ensino básico.
Poderá consultar e/ou fazer o downloada destes materiais na área das Línguas Estrangeiras do portal da DGIDC.
Fonte: DGIDC

Projeto Juventude – Saber com Normas

O IPQ, enquanto Organismo Nacional de Normalização considera que a divulgação da normalização nas escolas é uma abordagem estruturante e estratégica na medida em que, dá a conhecer a importância crescente que esta actividade tem na economia mundial, numa dimensão transversal e ainda pelos múltiplos impactos na vida de todos os cidadãos. Sendo a inclusão da Normalização na oferta formativa através dos sistemas de ensino, uma aposta incontestada por parte da Comissão Europeia, desde 2008, o IPQ assume e reconhece a importância da continuidade deste Projecto, que conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e que se dirige a todas as escolas do ensino secundário público e privado e a todas as ofertas de educação/formação deste nível de ensino.
O Projeto Juventude – Saber com Normas desafia todos os alunos do ensino secundário, a realizar trabalhos criativos no âmbito da normalização, com recurso à pesquisa de normas para temas diversos no âmbito do currículo e/ou do projeto educativo de escola, ou mesmo a adaptação de algum trabalho já iniciado, tendo em consideração a transversalidade da normalização e a sua importância no desenvolvimento da sociedade contemporânea.
Poderão também optar, pela realização de uma sessão temática que divulgue à comunidade escolar em que se insere, através de posters, folhetos ou filmes, a temática da Normalização e como ela é importante para a nossa vida.
As sessões temáticas deverão ser devidamente ilustradas com fotos e com exemplos dos materiais de apoio efetuados para o efeito.
Os trabalhos podem ser individuais ou de grupo e deverão ser acompanhados por um professor responsável.
Os trabalhos devem ser enviados para o Instituto Português da Qualidade até dia 28 de Maio de 2012 e serão organizados em duas categorias – Trabalhos e Eventos. Posteriormente serão analisados e avaliados por um Júri nacional. No final do ano letivo ao trabalho vencedor por categoria será entregue o respetivo prémio contemplando alunos e professor responsável e ainda Diploma para a escolas.
Informamos ainda que o Instituto Português da Qualidade está disponível para fazer sessões de formação/divulgação nas escolas, sobre esta temática.
Saiba mais sobre o Projecto Juventude no sítio Web do IPQ, clicando em MATERIAL DE APOIO.
Poderá ainda colocar as suas questões através do endereço mjgraca@mail.ipq.pt ou entrar directamente no Facebook e visualizar os trabalhos vencedores dos anos anteriores: http://www.facebook.com/pages/Almada-Portugal/Normi/150425178336087
Colabore connosco!

Fonte: DGIDC

Especialista defende que promoção da leitura previne insucesso de crianças desfavorecidas

Ao realçar o papel do contexto familiar na promoção das "aprendizagens decisivas para a vida", Lucília Salgado, professora da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), afirma ser "importante dar às crianças, já no pré-escolar, aquilo que as famílias com literacia dão aos seus filhos".

Em Portugal, "cerca de metade das crianças que entram no 2.º ciclo leem mal ou não compreendem o que leem. É importante que se recupere, já no pré-escolar, aquilo que elas não tiveram na família, desenvolvendo atividades que as levem a sentir necessidade e vontade de ler, que percebam como se escreve e como se organiza um texto", afirma a especialista.

A ESEC inicia no sábado um ciclo de conferências sobre "Novas Alternativas Educativas para a Exclusão", sob a coordenação de Lucília Salgado, no âmbito da licenciatura em Animação Socioeducativa.

Situações como "ver pessoas significativas a ler com empenho, o pai, a mãe ou os irmãos mais velhos a ler, a leitura de histórias em família, dialogar sobre o que se lê e idas a bibliotecas ou livrarias" são consideradas fundamentais para a criança adquirir o gosto pela leitura e, dessa forma, entrar no sucesso escolar.

A primeira conferência incide na temática "Prevenir uma maior qualidade educativa desde a entrada para a escola: a criação de condições para a aprendizagem da leitura e da escrita em crianças de idade pré-escolar".

A segunda conferência, no dia 12, abordará a "Educação familiar e formação de adultos para a criação de condições de uma boa inserção escolar", partindo de um estudo que indica que as famílias que participaram nas Novas Oportunidades de qualificação "passaram a valorizar mais a escola e a envolver-se mais na educação dos filhos".

Apesar das Novas Oportunidades, "quase um milhão de portugueses continuam com baixas qualificações escolares e não leem, são pessoas em situação de pobreza e exclusão. E não é com estratégias de ler o 'bê-á-bá' que se altera a situação, mas com atividades que valorizem as pessoas e partam daquilo que elas sabem, que as levem a ter necessidade de ler", alerta.

As "Competências de literacia para destinatários de baixas qualificações escolares (alfabetização de adultos)", "O Desenvolvimento Local enquanto estratégia contra a exclusão social. Criação de oportunidade de lazer assentes no património imaterial local" e "Promover o sucesso escolar em situações de educação prioritária: promoção e intervenção em contextos de risco" são os temas das restantes conferências, a decorrer até 15 de dezembro e organizadas pelo ESEC em parceria com o Instituto Humanus (IH).

sábado, 5 de novembro de 2011

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Concurso Nacional de Leitura 2011/2012

Já estão abertas as inscrições e a 1.ª Fase da 6ª edição do Concurso Nacional de Leitura, mais uma vez promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE). Tendo como principais objectivos estimular a prática da leitura nas escolas de uma forma lúdica, designadamente entre os alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino.

Esta 6.ª edição do Concurso obedece ao seguinte calendário:
1.ª Fase - Provas eliminatórias realizadas nas escolas – de 24 de Outubro de 2011 a 13 de Janeiro de 2012;
2.ª Fase - Provas distritais realizadas nas Bibliotecas Públicas - até 30 de Abril de 2012 (Março e Abril);
3.ª Fase - Provas Finais - Maio de 2012.
As inscrições, que decorrem desde o dia 24 de Outubro, efetuam-se obrigatoriamente através do formulário referido no art.º 9.º do Regulamento e alertam-se as escolas para o facto de não serem elegíveis para as provas distritais os estabelecimentos de ensino que realizem as provas da 1.ª Fase sem terem efetuado a devida inscrição dentro do prazo anunciado.
.Para mais informações, aceder ao sítio Concursos do Plano Nacional de Leitura

A escrita na família

A escola é um mundo em que a cultura escrita impera. Um bom domínio da leitura e da escrita é fundamental para o sucesso escolar. As práticas de leitura e de escrita na família, mesmo que de uma forma não intencional, influenciam muito o gosto pela sua aprendizagem e as possibilidades de sucesso das crianças.

Referi-me já, em vários artigos, a práticas de leitura e adiantei sugestões para as famílias promoverem o gosto por ela nas suas crianças ("Para que a leitura seja um prazer" e "Ideias para fazer da leitura um prazer"). O mesmo sucedeu com a escrita ("A família e o prazer da escrita I" e "A família e o prazer da escrita II"). Neste artigo, vou centrar-me sobre práticas familiares de escrita que podem influenciar positivamente a aprendizagem escolar, apoiando-me nas conclusões de estudos desenvolvidos por Bernard Lahire, sociólogo francês.

É habitual a utilização de escrita na família? Quem a usa? O pai, a mãe, um irmão mais velho, a avó? Para que fins? É uma tarefa feita com facilidade ou muito penosa? E é feita com prazer ou como um aborrecimento? Todos estes fatores influenciam a forma como as crianças crescem a considerar a escrita, vendo-a como útil e agradável ou não, desejando aprendê-la ou não. Lahire acrescenta que, além de constituírem um exemplo, muitas dessas práticas de escrita são também formas de organização doméstica com significativos efeitos indiretos positivos na vida das crianças.

O calendário e a agenda são apontados por Lahire como instrumentos de grande utilidade. Costumam ser utilizados na família para planificar as suas atividades? Se assim é,pode-se tomar em conta um determinado período de tempo (um ano, um mês, uma semana, um dia, etc.) e repartir as tarefas a desenvolver, de maneira que todas possam ser feitas. As tarefas mais urgentes tomam a dianteira, sendo as outras programadas para um tempo posterior, mas adequado ao seu cumprimento. O tempo a dedicar a cada uma é outro aspeto a ter em conta. Isto implica refletir sobre o tempo passado, presente e futuro e gerir as atividades de uma forma mais racional e menos espontânea e imediata. Exige também autocontrolo dos desejos, pois o critério de programação é a prioridade da tarefa e não a vontade pessoal de a realizar. As crianças aprendem e habituam-se, assim, a regular e a estruturar o tempo e ainda a respeitá-lo, controlando os seus impulsos.

Catalogar fotografias ou colecionar e organizar receitas de culinária são outras atividades úteis. Para além da prática da leitura e da escrita, promovem competências de organização e gosto por ela.
Lahire salienta ainda que a escrita obriga a uma organização do discurso mais precisa e ordenada, implicando reflexividade, rigor e cuidado. Por outro lado, a escrita possibilita uma relação especial com o tempo, na medida em que os registos escritos perduram e podem ser utilizados mais tarde.

Como conclusão, e retomando Lahire, as práticas de escrita familiar e de gestão doméstica implicam uma relação com a linguagem, o tempo e a ordem que é valorizada pela cultura escolar. Por conseguinte, além das vantagens da sua utilização para a vida familiar, estas práticas são também importantes na educação das crianças e facilitadoras do seu sucesso escolar.

Bibliografia:
Lahire, B. (2004). Sucesso escolar nos meios populares: As razões do improvável. S. Paulo: Ática.
Armanda Zenhas

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Casa Fernando Pessoa assinala aniversário de Carlos Drummond de Andrade

O aniversário do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade é assinalado, esta segunda-feira, em Lisboa, na Casa Fernando Pessoa, com o "Dia D", inteiramente dedicado ao escritor, numa associação ao Instituto Moreira Salles, do Brasil, que lançou a iniciativa. 
A estreia mundial do documentário "Consideração do Poema", sobre o escritor, prevista para as 18.30 horas, culmina a jornada iniciada às 10:00, com a projecção do filme "No Meio do Caminho", feito a partir da leitura do poema homónimo de Drummond de Andrade em diferentes línguas, segundo a programação anunciada pela Casa Fernando Pessoa.
"Consideração do Poema" estabelece um panorama sobre a obra de Drummond de Andrade, a partir de leituras feitas por figuras da cultura brasileira, como o escritor e compositor Chico Buarque, os músicos Caetano Veloso e Adriana Calcanhotto, as actrizes Fernanda Torres e Marília Pera, o filósofo e poeta Antonio Cícero e o escritor Milton Hatoum.
Produzido pelo Instituto Moreira Salles, "Consideração do Poema" é exibido em Portugal e também no Brasil, nas instalações do Instituto, assim como noutras instituições brasileiras parceiras da iniciativa: escolas, universidades, livrarias, bares, museus, canais de televisão e centros culturais.
A programação do "Dia D" da Casa Fernando Pessoa integra ainda o filme "No Meio do Caminho", construído sobre a leitura do poema homónimo de Drummond, declamado em onze diferentes línguas, por personalidades como o professor David Arrigucci, o jornalista norte-americano Matthew Shirts, o cineasta de origem belga Jean-Claude Bernardet e a ensaísta brasileira Heloisa Jahn. Este filme é apresentado em sequência contínua, das 10 às 18 .
Em Lisboa, o "Dia D" encerra com uma leitura de poemas de Drummond de Andrade pelos actores Ângela Pinto e Jorge Sequerra. "A mesa", "A máquina do mundo", "Caso do vestido", "Noite na repartição", "O marginal Clorindo Gato" e "Nosso Tempo" fazem parte da sequência que pode ser ouvida após a exibição de "Consideração do Poema".
O Instituto Moreira Salles lança ainda hoje, no seu site (http://ims.uol.com.br/), o material recolhido ao longo dos últimos meses, composto por gravações de som e imagem de leituras de poemas do autor de "A máquina do mundo", feitas por cidadãos anónimos que enviaram as suas participações à instituição, por correio electrónico.
Este material deverá resultar num novo filme, segundo o Instituto e os curadores da iniciativa, Eucanaã Ferraz e Flávio Moura.
Carlos Drummond de Andrade nasceu a 31 de Outubro de 1902, em Minas Gerais, e morreu a 17 de Agosto de 1987.
O "Dia D" -- "Dia Drummond" -- foi lançado pelo Instituto Moreira Salles para celebrar a obra do escritor brasileiro, à semelhança do Bloomsday de "Ulisses", do escritor irlandês James Joyce.
In: JN

Escritor Alexis Jenni venceu o Prémio Goncourt

Alexis Jenni, revelação da rentrée literária deste ano em França, recebeu o Prémio Goncourt pelo livro "L’Art français de la guerre", publicado pela Gallimard. Jenni, de 48 anos, é um professor de biologia de Lyon até agora desconhecido no mundo das letras.
Há muito tempo que Alexis Jenni escrevia “por prazer”, mas só este ano é que lançou o seu primeiro livro, um romance que se passa na Indochina e na Argélia. O autor chama-lhe “a guerra de vinte anos”, período que vai de 1940 até à independência da Argélia, passando pela guerra na Indochina. A France Presse descreve-o como um fresco de 630 páginas, uma epopeia que “evoca a omnipresença dos vinte anos de guerras coloniais nos espíritos de hoje” e “questiona a identidade nacional” francesa.
E apesar do “efeito bomba” (a expressão é da imprensa francesa) que o livro provocou em França, catapultando o autor directamente para a lista dos favoritos ao Goncourt, Jenni é descrito pelo Le Point como uma figura “nos antípodas” dos escritores estrela, com aura de rebeldes como Michel Houellebecq, vencedor do Prémio Goncourt em 2010. Jenni, que tem origens suíço-alemãs, diz que sempre se considerou um “escritor de domingo”. “Sou modesto, o que é um handicap um pouco ridículo, eu sei”, escreveu no seu blogue desenhado, intitulado “Voyages pas très loin”.
O prémio Renaudot, tradicionalmente atribuído ao mesmo tempo que o Goncourt, foi para Emmanuel Carrère por "Limonov", retrato de Eduard Limonov, "ídolo undergound no tempo de Brejnev, vagabundo em Nova Iorque, escritor em Paris e fundador de um partido ultranacionalista na Rússia", descreve a AFP. 

Amor Intemporal - Espetáculo de Poesia Encenada

Este espetáculo, com estreia já no próximo dia 4 de Novembro, tem como intenção atingir o púbico jovem, fomentando o gosto pela poesia e recorrendo a um fundo musical composto por excertos de peças de compositores clássicos, bem como à envolvência de imagens e desenho de luzes que resulta numa linguagem multimédia, dita por 15 jovens actores, na sua maioria entre os 16 e os 28 anos.
A Associação Cultural Confluência foi fundada em 1995 em Constância e desde 2005 tem a sua sede em Cascais, sendo presidida pela sua fundadora, a escritora Maria Helena Torrado e pelo ator Ricardo Carriço. Dada a sua natureza, em Maio de 2011 foi reconhecido pelo Ministério da Cultura o interesse cultural do seu projeto, o qual se centra “na criação e promoção de cultura com saber, qualidade e responsabilidade”, pelo que esta associação desenvolve ações de natureza lúdica e artística nos domínios da literatura, da música, do teatro e das artes plásticas, concorrendo para a divulgação das tradições culturais portuguesas. Acreditando que uma oferta cultural de qualidade é uma mais valia para diversos setores e, sobretudo, um recurso indispensável para o espaço educativo, desde há muito tempo que esta associação contempla atividades dirigidas ao público escolar.  
É nesse contexto que se inscreve o espetáculo Amor Intemporal, cujo texto é da autoria de Maria Helena Torrado e a encenação da responsabilidade de Ricardo Carriço. Este espetáculo parte da seleção de autores de poesia portuguesa moderna e contemporânea – Florbela Espanca, David Mourão-Ferreira, Raul de Carvalho, José Carlos Ary dos Santos, José Gomes Ferreira, Helena Torrado, Eugénio de Andrade e Carlos Queirós – estrutura-se a partir de dois poemas de amor.
In: DGIDC