quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

As fotos seguintes constituem uma amostra das actividades dinamizadas no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva aquando da comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, no passado dia 25 de Outubro.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

"Conta-nos uma história!" – Podcast na Educação

A iniciativa “Conta-nos uma história!” – Podcast na Educação é um concurso promovido pelo Ministério da Educação (ME), através da Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura (PNL) e em parceria com a Microsoft.

Este concurso promove a concepção e desenvolvimento de recursos digitais áudio e vídeo que decorram da produção colaborativa ou do reconto de histórias já existentes (por exemplo, contos, fábulas, parábolas, mitos ou lendas). Pretende-se fomentar a dinamização de projectos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico incentivando a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital áudio e vídeo.

Destinatários: O concurso, de âmbito nacional, dirige-se a todas as escolas de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Inscrições: A candidatura é feita on-line, através do preenchimento de um formulário emhttp://www.erte.dgidc.min-edu.pt/historias até ao dia 15 de Dezembro de 2010.

A entrega dos trabalhos decorrerá de 15 de Dezembro de 2010 a 15 de Março de 2011, no endereço http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/historias

Informações e apoio: Para mais esclarecimentos, está disponível o site de apoiohttp://www.erte.dgidc.min-edu.pt/historias e o endereço de correio electrónico:podcast@dgidc.min-edu.pt

sábado, 23 de outubro de 2010

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

De acordo com os objectivos delineados pela International Association of School Librarianship (IASL), a Rede de Bibliotecas Escolares resolveu declarar o dia 25 de Outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, este ano dedicado ao tema "Diversidade Desafio Mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar".
O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva vai aderir a esta iniciativa e disponibiliza, desde já, duas exposições:
- "O Fantástico Mundo das bibliotecas", na Escola Secundária;
- "As mais belas bibliotecas do mundo", na E. B. 2,3 Aquilino Ribeiro.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Vida


Era uma vez um belo cabelo levado pelo vento. Loiro. Vinha uma corrente de ar e soprava-o para um lado. Vinha outra corrente de ar e soprava-o para o outro. E o cabelo rodopiava, solto à luz do Sol, que com qualquer coisa se maravilha. Até um singelo grão de pó, tocado pelo Sol, fica como se fosse de prata?
Cabelo de anjo seria? Cabelo de fada? Cabelo de menina que pela primeira vez se penteia?
- Esta história tem um cabelo - disse alguém, fazendo uma careta, como se dissesse ? "Esta sopa tem um cabelo" e a pusesse de lado.
Pois tem. E depois? Um cabelo não merece história?
Então, continuemos.
O cabelo encontrou-se no ar com uma pena, uma pequeníssima pena, tão leve como ele. De pavão? De pintassilgo? De canário? Tanto faz. Há muito tempo que sabia voar sozinha.
Cabelo e pena são agora dois. Junta-se-lhes um fiapo de algodão, tão sem destino como eles. Já são três. E a história complica-se.
Para complicá-la mais, veio ter com eles um fio de seda, sabe-se lá donde? Talvez de uma bordadeira que sacudiu a saia. Ou de uma fita a enfeitar cartas, que o tempo esqueceu?
São coisas sem nada, sem peso, sem destino, mas com muita história por contar.
Uma semente, depois, agarra-se à pena, ao cabelo, ao fiapo, ao fio de seda, e todos juntos dançam a moda que o vento quer.
Ah, mas a semente é pesada e a dança termina cedo. Cai, arrastando consigo na queda as asas a que se juntara.
Logo a seguir veio a chuva. A semente afunda-se, um niquinho só, mais o rolo de coisas sem futuro, que caíram com ela.
E pronto.
Para a próxima Primavera, daquela semente vai nascer uma erva, com uma flor ao cimo. Uma flor branca, como o fiapo de algodão, de pétalas frágeis como penas. Há-de vir o vento arrebatá-la da haste e levá-la com ele, como um fio de seda, um cabelo, eu sei lá que mais?
É a vida.
António Torrado
História do Dia

domingo, 17 de outubro de 2010

Plano Nacional de Leitura ultrapassou rede escolar

O comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, sublinhou, em Lisboa, que, ao fim de quatro anos de existência, o projecto "ultrapassou largamente a rede escolar para envolver as famílias e bibliotecas" municipais.
O responsável falava durante a sessão de abertura da IV Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura (PNL) "Ler+", que vai decorrer na Fundação até sábado, dedicada ao tema "Ler no século XXI - Livros, leituras e tecnologias".
Num balanço dos quatro anos do PNL, Pinto do Amaral sublinhou o "esforço" desenvolvido pelas parcerias com várias entidades, entre elas fundações como a Gulbenkian, e 200 autarquias do país.
"Os diversos programas do PNL envolveram mais de um milhão de crianças e jovens", destacou o comissário sobre o trabalho desenvolvido.
No auditório, onde estava presente a ministra da Educação, Fernando Pinto do Amaral defendeu que "a escola deve ser um dos lugares privilegiados para a promoção da leitura".
O escritor sublinhou que "cada texto que se lê amplia os horizontes de reflexão" e, por outro lado, "as palavras têm um efeito de transformação que começa no íntimo de cada pessoa e estende-se aos que a rodeiam, num movimento em cadeia".
Sobre esta IV Conferência Internacional do PNL, destacou que, num momento em que se está prestes a entrar na segunda década do século XXI, o encontro debaterá "temas decisivos" na área da leitura na actualidade: os novos suportes de leitura e as políticas públicas de alfabetização.
Também presente na sessão de abertura do encontro, Fabíola Abreu Afonso, directora da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, assinalou que as novas tecnologias "não constituem uma ameaça ao livro, devem antes ser encaradas como novas potencialidades para a leitura".
Por seu turno, Isabel Alçada, ministra da Educação, sublinhou que o objectivo central do PNL é que "a leitura e a escrita sejam um bem essencial e acessível a todos".
Ressalvou que, "apesar das estratégias e resultados diferentes neste processo de aprendizagem, a leitura e a escrita devem ser uma constante ao longo da vida".
Perante uma vasta audiência que surgiu na Gulbenkian para ouvir os conferencistas, a governante indicou que já tomou conhecimento dos resultados do estudo de avaliação externa do PNL.
"Verifiquei a dinâmica dos vários projectos que o envolvem. Os resultados são encorajadores e convidam-nos a prosseguir", comentou a ministra.
O estudo foi realizado por António Firmino da Costa, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia/Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (CIES/ISCTE), e será apresentado na conferência no sábado, às 12:30, seguindo-se o encerramento do encontro.

Bibliotecários das escolas vão dar aulas a pelo menos uma turma

A proposta do Orçamento do Estado para 2011 prevê que os bibliotecários as escolas passem a dar aulas a pelo menos uma turma. Da mesma forma, prevê-se a “redução de docentes no ano lectivo de 2010/2011”. Ou seja, já este ano.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Colóquio Leitura: investigação e ensino


O Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa vai ser palco do colóquio "Leitura: investigação e ensino", um evento que surge na sequência de actividades de investigação sobre Leitura que têm vindo a ser desenvolvidas no laboratório de Psicolinguística da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no âmbito de projectos financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

São objectivos do colóquio Leitura: investigação e ensino:

- Aprofundar e actualizar saberes em domínios fundamentais para a investigação em Leitura, nomeadamente em psicolinguística e em neurolinguística, com impacto no ensino, na avaliação e na intervenção clínicas.
- Conhecer a investigação realizada em Portugal no que se refere ao estudo dos processos de leitura e à produção de materiais para diagnóstico e avaliação dos conhecimentos e das capacidades envolvidas no acto de ler.
- Constituir uma rede nacional de investigadores na área da Leitura, no sentido de conjugar esforços de investigação.

Os estudos psicolinguísticos e neurolinguísticos assim como as respectivas implicações para o ensino e a intervenção clínica são o eixo estruturador das conferências e das mesas-redondas programadas. Temos o privilégio de contar com a presença de investigadores de renome, internacionais e nacionais.

Para mais informações aceda ao site do evento em : www.labpsicoling.com/coloquio-leitura/.

IV Conferência do Plano Nacional de Leitura

A Conferência Internacional "Ler no século XXI - Livros, leituras e tecnologias" decorre nos dias 15 e 16 de Outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.Este evento conta com a realização de diversas conferências, apresentações de estudos, organização de painéis temáticos e, ainda, com uma homenagem à escritora Matilde Rosa Araújo.
No dia 15 de Outubro, a primeira conferência, intitulada "Nuevos lectores. Otra escrita", será proferida por Antonio Rodríguez de las Heras, director do Instituto de Cultura e Tecnologia da Universidade Carlos III, em Madrid.
Segue-se a conferência "O cérebro com que se aprende a ler depois dos 50 anos", da responsabilidade de Alexandre Castro Caldas, professor do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa.
Da parte da tarde, está prevista a conferência "Políticas e práticas de alfabetização no Brasil: avanços e desafios", a cargo de João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, à qual se seguirá o painel "Livros, leituras e tecnologias", que conta com a participação de José Afonso Furtado, director da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, de Isabel Coutinho, jornalista do jornal Público, e de Paulo Ferreira, consultor editorial da Booktailors.
Neste dia, está ainda prevista uma homenagem à escritora Matilde Rosa Araújo.
A sessão termina com a apresentação do estudo "Como lêem e como deveriam ler as crianças portuguesas do 1.º ao 6.º ano", que tem como oradora Isabel Leite, professora da Universidade de Évora.
No dia 16 de Outubro, o evento inicia-se com a conferência "The amplified author and creative reader", realizada por Chris Meade, director do if:book.
Depois, decorre um painel que versa sobre três temáticas: Ler+ Teatro, Novas Oportunidades a Ler+ e Novas Leituras.
Os trabalhos encerram com a divulgação do estudo "Avaliação externa do Plano Nacional de Leitura", levada a cabo por António Firmino da Costa, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Outubro - Mês das Bibliotecas



De acordo com a IASL (International Association of School Librarianship), a Rede de Bibliotecas Escolares declarou o dia 25 de Outubro, como o Dia da Biblioteca Escolar, este ano dedicado ao tema "Diversidade, Desafio, Mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar".