quarta-feira, 31 de março de 2010

terça-feira, 30 de março de 2010

As duas Bibliotecas Escolares juntas na Feira do Livro

A biblioteca escolar em parceria com a biblioteca escolar da Escola Secundária, no âmbito da I Feira das Profissões, da iniciativa da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, vão organizar, pela primeira vez de uma forma articulada, uma feira do livro conjunta, procurando dar consecução aos objectivos que norteiam o espírito destas bibliotecas, nomeadamente promover o gosto pelo livro, fomentar hábitos de leitura, para além de pretenderem elevar os níveis de literacia entre a população em geral.
A feira do livro terá lugar nos dias 22 e 23 de Abril, onde estarão patentes obras de literatura nacional e estrangeira, publicações de apoio ao currículo, como por exemplo, livros de actividades, científicos e de informação cultural.
Para além da exposição de livros, a feira contará com animação da leitura e exposição de trabalhos escolares.

I Feira das Profissões




segunda-feira, 29 de março de 2010

sábado, 20 de março de 2010

A Festa da Leitura vai começar...



A Semana da Leitura vai ter início no próximo dia 22, vamos desfrutar do ambiente de festividade que se vai vivenciar. Entra na festa, diverte-te, lendo, lendo...

Consulta o calendário das actividades previstas

quarta-feira, 17 de março de 2010

Janela dos Sonhos

Janela dos Sonhos constitui mais uma iniciativa da biblioteca escolar, onde a poesia emerge dos sentidos, das sensações provocadas em cada um de nós. Este projecto é coordenado pela Mizé, que como voluntária, cede o seu precioso tempo aos nossos alunos, propondo uma abordagem lúdico-pedagógica da arte de ler, de criar poesia, não através de conteúdos, mas sim através de acções, da prática. Os alunos que participaram ficaram muito entusiasmados, aguardando impacientemente pela próxima 2ª feira, pelas 15h 45m, horário deste atelier de poesia, e que tem lugar na biblioteca. Caso estejas interessado e tenhas disponibilidade, aparece e surpreender-te-ás com o poder da tua imaginação e criatividade.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Sugestão de leitura


Aproveite o fim-de-semana e desfrute de boas leituras. Sugerimos-lhe o livro A Casa Grande de Romarigães, de Aquilino Ribeiro. Poderá encontrá-lo na Biblioteca Escolar, gentilmente cedido pelo professor João Lima. Graças a ele, o nosso acervo documental vai-se enriquecendo.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Semana da Leitura - 22 a 26 de Março

A Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, destina-se a promover a leitura, num ambiente particularmente festivo. Para tal, é fundamental o envolvimento de toda a comunidade educativa, como, pais, familiares, personalidades de prestígio na comunidade, etc.
Na nossa escola, a Biblioteca Escolar e o Departamento de Línguas estão a preparar a sua participação na Semana de Leitura, realizando actividades diversificadas, em contexto de sala de aula, na Biblioteca Escolar e em diferentes espaços do Agrupamento, tendo lugar na semana de 22 a 26 de Março.

.

terça-feira, 2 de março de 2010

8 de Março - Dia Internacional da Mulher


"Os Direitos da Mulher" - Sugestão de leitura
A propósito da comemoração do Dia Internacional da Mulher no próximo dia 8 de Março, aqui fica a sugestão de um livro : OS DIREITOS DA MULHER (2000), de Victoria Parker, da Gradiva.
Na contracapa: «Este livro reflecte criticamente sobre um assunto que, quer gostes, quer não, afecta a TUA vida - o facto de seres homem ou mulher.
Não há nada que um homem faça que uma mulher não possa fazer. Mas as mulheres têm que trabalhar o dobro do que os homens trabalham para atingirem os mesmos objectivos. PORQUÊ?
Não te parece injusto que as mulheres continuem, em muitos casos e em muitas sociedades, a ser discriminadas no emprego, que tenham de conciliar todo o trabalho doméstico com a carreira profissional, que o acesso a cargos de poder lhes seja dificultado ou que ocupem uma percentagem ínfima dos cargos governamentais? Por que razão distingue a nossa sociedade os indivíduos de acordo com o sexo e não de acordo com a competência?
Todas estas questões têm sido levantadas no percurso da luta pelos direitos das mulheres, pelo que o mundo de hoje é muito menos um mundo dos homens. É bem melhor ser mulher hoje em dia do que o foi durante muitos e muitos anos. Lê este livro e descobre PORQUÊ.»
Para reflectir...
A Biblioteca Escolar e o Departamento de Ciências Humanas e Sociais desejam a todas as mulheres, em especial às da nossa escola, um dia cheio de felicidade!