quinta-feira, 22 de outubro de 2009

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


À semelhança de tantas escolas, também a nossa biblioteca está em clima de festa, oferecendo um conjunto de actividades, que vão desde a formação dos utilizadores (alunos e docentes) até exposições, sessões de leitura, visitas guiadas à biblioteca, etc.
Comemoremos e lembremos que a biblioteca é o pulsar da escola, ou não é assim?
Cartaz com a programação prevista para esa data comemorativa

Dia Nacional dos Castelos











Foi no dia 7 de Outubro que comemorámos o Dia Nacional dos Castelos. Os alunos responderam entusiasticamente ao desafio lançado pelas professoras de História e Geografia de Portugal. Os trabalhos dos alunos foram imensos e a qualidade de alguns surpreendeu-nos. Estão expostos na Biblioteca escolar. Para além da sensibilização feita na sala de aula, os alunos visualizaram um power point sobre esta temática, durante os intervalos, na biblioteca.
Parabéns meninos, continuem a aderir e a participar activamente nas actividades escolares.
Lista dos alunos vencedores do concurso:
  • 1º lugar - João Carlos Fernandes, 5ºB
  • 2º lugar - Carlos Reis, Fátima Rebelo, MarianaBraguês, do 5ºB
  • 3º lugar - Vasco Figueiredo - 5ºB

A turma do 5ºB está de parabéns, continuem!
O saber constrói-se assim!...





Dia 1 de Outubro - Dia da Água e Dia Mundial da Música

A biblioteca, as professoras de Ciências da Natureza do 2º Ciclo e a professora de Educação Musical uniram-se e partilharam as respectivas comemorações. Foi um dia pleno de actividades diversificadas e fantásticas, desde uma canção, exposição de miniaturas de instrumentos musicais, uma peça musical tocada a clarinete por dois alunos, no intervalo, na sala dos professores, até uma sessão de formação sobre a importância da água, visionamento e discussão do power point "Apelo do Futuro". A professora bibliotecária leu uns contos sobre esta problemática planetária, de Maria Alberta Menéres, Matilde Rosa Araújo, António Torrado e José Jorge Letria (estas histórias foram igualmente lidas no 1º ciclo). Fomos surpreendidos durante uns breves instantes, quando entrou na sala de aula de algumas disciplinas. Serviu para reflectirmos, mas também nos divertimo-nos. Os livros transmitem sabedoria, mas também são fonte de prazer e alegria (depoimento final do aluno do 6ºB, Ilídio Ferreira).
Para quem quer ler a história da gota de água...