sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Já é Natal na nossa Biblioteca


A Biblioteca Escolar vai desenvolver um conjunto de actividades, com o objectivo de vestir este espaço com espírito natalício que tanta felicidade traz aos nossos alunos.
Pretende-se, assim, proporcionar momentos de magia, cor e alegria. Neste âmbito, proporcionamos: músicas de Natal, uma feira temática alusiva a esta quadra, a construção conjunta de uma história de Natal, que se encontra no Blogue da Biblioteca, para além de uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos, sem esquecer a Feira do Livro, com uma visita guiada a par de outras actividades lúdico-pedagógicas para todos os alunos do Agrupamento.
E porque sentir o Natal é fazer bem ao Outro, é partilhar, é ajudar, a Biblioteca Escolar em parceria com a disciplina de Religião Moral, mais propriamente com o Senhor Padre Rui e a área Curricular não Disciplinar de Formação Cívica, nomeadamente através dos Directores de Turma vai lançar uma Campanha de Solidariedade.
Muito proximamente daremos mais notícias a este propósito…

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Dia Internacional da Tolerância



A "Declaração de Princípios sobre a Tolerância" realça que "a tolerância não é concessão, condescendência, indulgência. A tolerância é, antes de tudo, uma atitude activa fundada no reconhecimento dos direitos universais da pessoa humana e das liberdades fundamentais do outro. Em nenhum caso a tolerância poderia ser invocada para justificar lesões a esses valores fundamentais".
Com este princípio, sublinhamos a importância do papel da escola na prevenção de atitudes extremas, de falta de respeito para com os outros, que são diferentes e que pensam diferente.
A UNESCO criou a Coligação de Cidades contra o Racismo, que em Junho de 2008 alcançou uma dimensão mundial com o estabelecimento da Coligação Internacional, que é a Federação de todas as redes regionais existentes.
A Biblioteca Escolar assinala este dia com uma exposição alusiva a esta data, bem como com uma palestra subordinada ao tema e que se destina aos alunos dos 7º e 8º anos.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Amigos da Biblioteca

O clube dos Amigos da Biblioteca é constituído por um grupo de alunos que pretende contribuir para a dinamização da biblioteca, através da realização de actividades lúdico-pedagógicas.

Fica aqui o Plano de Acção e a relação de alunos que o constituem.

Curiosidades Matemáticas


Cliquem AQUI para descobrir algumas delas.