segunda-feira, 17 de março de 2008

Semana da Leitura 2008






Estão a acontecer momentos de leitura formal e informal, em contexto de sala de aula e nos interval os, com a presença de pais/encarregados de educação, convidados. Percepcionamos uma grande adesão e entusiasmo, que está a mobilizar toda a comunidade educativa.





«A Semana da Leitura destina-se a criar na escola um ambiente particularmente festivo à volta dos livros que reforce a adesão dos alunos e o desejo de ler mais. Para conseguir esse efeito é conveniente começar a programar as actividades o mais cedo possível.
As actividades poderão ser leituras de prosa ou poesia, dramatizações, concursos, jogos e outras actividades lúdicas, decoração da sala de aula e/ou de outros espaços da escola, etc.
Para valorizar o esforço de promoção da leitura aos olhos de crianças e adultos e para criar um elemento de agradável novidade na vida da escola, é oportuno convidar pais, familiares, ou personalidades de prestígio na comunidade, como por exemplo autarcas, artistas, empresários, jornalistas, autores, etc.
Conforme a adesão e a disponibilidade dos professores e dos convidados, as escolas podem participar na Semana da Leitura realizando:
• actividades nas salas de aulas (abrangendo todas ou só com algumas turmas e eventualmente convidados).
• uma ou várias actividades colectivas (envolvendo várias turmas, professores e funcionários e convidados)»

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt

quinta-feira, 13 de março de 2008

quinta-feira, 6 de março de 2008

Dia Mundial da Poesia










































"Nós também participámos :)


Mas o vencedor foi... o João Francisco do 6ºD!
Parabéns para ele!

Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Mulher.
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque fizeram greve ocupando a fábrica, para pedirem a redução de um horário de mais de 16 horas de trabalho por dia para apenas 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde foi ateado um incêndio por parte dos patrões, e as cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como “ Dia Internacional da Mulher”.

Direito ao Voto

Já no século XVII e XVIII, filósofos como Rousseau, John Locke defendiam ideias iluministas como a igualdade, a liberdade e o direito á participação politica. No entanto, o direito ao voto continuava a ser exclusivamente para o sexo masculino.
No século XIX, sufragistas iniciaram um movimento no Reino Unido a favor da concessão ás mulheres do direito ao voto em 1897, liderado por Millicent Fawcett, uma educadora britânica.
Por fim, em 1918 o representation of the people act estabeleceu o voto feminino no reino unido. A lei britânica de 1918 deu força as mulheres de diversos outros países para lutarem pelo direito ao voto.

Voto Feminino em Portugal

A primeira mulher a votar em Portugal, em 1912, e também a primeira cirurgiã portuguesa, foi a Dr.ª Carolina Beatriz Ângelo. Viúva e mãe, como chefe de família exigiu e ganhou a sua inscrição como eleitora nas eleições municipais, reservadas aos chefes de família.
Para evitar estes contornos, a lei foi modificada. O direito abrangia somente a sexo masculino.
Só com o decreto-lei 19694 de 5 de Maio de 1931 é que, pela primeira vez, na história politica do país, as mulheres são consideradas como eleitoras.
Não obstante, só as mulheres com ensino secundário ou titulares de um curso superior com certificado podiam votar.
Foi a Revolução do 25 de Abril de 1974 que permitiu que a mulher portuguesa passasse, finalmente, a ter pleno direito de voto.