terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Dia Escolar da Não-Violência e da Paz

A comemoração deste dia, a partir de 1964, teve como objectivo chamar a atenção para a necessidade de uma educação permanente pela Não-Violência e pela Paz. Nesta data (dia da morte de Mahatma Gandhi), procura-se igualmente sensibilizar para a tolerância, solidariedade e respeito pelos direitos humanos junto das escolas de todo o mundo.
Iniciativa pioneira, independente e não-governamental, levada avante pelo pedagogo e poeta espanhol Llorenç Vidal.

Podes pesquisar sobre a vida de Mahatma Gandhi, neste sítio, e descobrires a vida fantástica deste homem. E já agora, valia a pena pensar nestas palavras dele:

"A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos como uma toda a família humana. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra, deseduca os membros da sua religião e abre caminho para o abandono, a irreligião.”

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Mozart nasceu há 250 anos


No dia 27 de Janeiro faz 250 anos sobre o nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart, um dos maiores compositores musicais de todos os tempos.
Para comemorar a data, a BE, nesse dia, faz ouvir algumas das suas obras.

Mozart nasceu em Salzburg (Áustria), em 1756. É considerado um dos mais brilhantes compositores de todos os tempos.
Autor de várias sinfonias, sonatas para violino e cravo e ainda algumas óperas (entre as quais «A Boda de Fígaro», a «Flauta Mágica» e «Don Giovanni»), ao longo de 35 anos de vida assinou cerca de 750 obras musicais. Faleceu em Viena em 1791.

A Hora do Conto

No âmbito do Plano Nacional de Leitura, decorre na BEAR, semanalmente, a Hora do Conto. Os livros, ora são lidos de forma dinâmica, num canto acolhedor, ora são recontados de uma maneira lúdica e interactiva.
Aparece às 3ªs feiras, pelas 10:10h e preenche o teu intervalo!...

Teresa Calçada - Coordenadora do Gabinete da RBE e Comissária Adjunta do PNL

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Sugestão de Leitura para o Carnaval

Uma Aventura no Carnaval de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada; Ilustrações de Arlindo Fagundes.
«Sara é gira, ruiva, bem disposta, óptima aluna e filha de um milionário.Apaixona-se pelo Chico numa aula de Educação Física. Quando chega o Carnaval convidou-o a ele e ao resto do grupo para uma festa de máscaras. (...)»


Lê o resto do resumo/apresentação no Site da Editorial Caminho dedicado à colecção "Uma Aventura" e aos outros livros destas autoras.

Boas Férias de Carnaval!

Anne Frank


A 27 de Janeiro comemora-se a chegada dos sodados do exército americano ao campo de concentração de Auschwitz (Polónia). Relembramos este acontecimento em nome de todas as vítimas do Holocausto. Anne Frank passou por este flagelo, morrendo em 1945, poucas semanas antes do fim da guerra.


«A palavra Holocausto, que em grego significa uma oferenda sacrificial completamente (holos) queimada (kaustos), foi cunhada no fim do século XX para designar a tentativa de exterminação de grupos pessoas "indesejadas" pelos Nazistas alemães.» ler artigo completo > Holocausto , Segunda Guerra Mundial (1939-1945) in Wikipedia

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

É Carnaval, ninguém leva a mal...


















Clique na imagem para saberes mais sobre esta festividade!